quarta-feira, outubro 5

Parto Normal ou Parto Cesária

O parto é uma coisa que nós normalmente, mudamos de idéia várias vezes durante a gestação, muitas gestantes não sabem ao certo ainda, qual parto querem. Muitas meninas são influenciadas pelos médicos e pela família, eu Núrya ( dona do blog ) sou muito contra isso, acho que nós que temos que conversar com quem ja passou pela situação, temos que pesquisar os riscos dos dois tipos de parto e ai sim, escolher por nós mesmas. Hoje postarei alguns depoimentos de meninas que ja passaram pela hora do parto, espero que gostem e que ajude vocês.

Meninas que escolheram Parto Normal

Então eu tive PN, não pude escolher porque foi pelo SUS, claro que eu sou super a favor do PN, mas tem certos casos que são necessários o PC, e nesses casos eu super apoio.
Durante a minha gravidez inteira, eu sonhava com um PN super lindo, como dos filmes, eu linda e bela, feliz com a Isa no colo.. Mas como nada sai do jeito que a gente quer.. rs
No dia 18/11/2010 fui a uma consulta semanal do pré e descobri que já estava com 4cm de dilatação, acabei ficando internada.. Entrei no soro medicado (oxitocina) e cheguei só a 9cm de dilatação, depois de 6hrs de TP, o lado direito do colo do útero já havia "apagado" e o esquerdo não, a Isabella (minha filha) ao invés de descer tinha subido, e o coraçãozinho dela já estava muito fraco.. Eu fui pra sala de parto e lá eu tive a Isabella as 18:15, ela nasceu com uma parada respiratória, por isso eu a vi rapidamente bem roxinha.. Isa pesava 3,540kg 49cm de 37 semanas e 1 dia. As pessoas dizem que barra hein, pois é mas se eu pudesse voltar no tempo faria tudo novamente do mesmo jeitinho, mas sem prejudicar a minha Isa. Foi diferentemente lindo haha :)
Madu, 21 anos mamãe da  Isabella a 10 meses



Cheguei na maternidade 1hr da manhã.. Com pouquíssimas dores, mas meu tampão havia saído. Cheguei lá, 6cm de dilatação. Bateu aquele desespero, chorei horrores com medo de ser uma péssima mãe e ficar sozinha na sala de parto. 30min depois meu namorado chegou, ficou comigo o tempo todo. A dilatação não aumentava, estouraram minha bolsa .. Que dor! rs Teria 10 filhos, mas não queria ter 1 contração rs A médica que me atendeu foi horrível, mas outro médico plantonista me ajudou a fazer exercícios e me disse pra tomar um banho quente pra melhorar, tomei e realmente melhorou. Massss, tinha uma mulher do meu lado que gritava o tempo todo, resolvi gritar junto com ela .. Por volta de 6:30 da manhã a médica veio me ver e eu estava com 9cm, mas ela não tinha visto minha ultra, que dizia que ele estava com 3900kg+- e resolveu forçar sem episio.. Nada! Ele não nascia, eu não sabia como fazer força e ela não explicava que era pra fechar a boca! Aí eu ouvi ela dizer "Ele deve ser grande, não quer sair", entre uma contração e outra eu disse o peso ..
Ela mandou chamar um enfermeiro enorme lá, urgente. Ele veio, montou em mim e foi um alívio .. Ele nasceu roxinho, não chorou pro meu desespero .. Meu namorado chorando emocionado e eu aflita rs Levaram ele pros primeiros cuidados e lá veio .. Kauã nasceu com 4155kg e 51cm de pura gostosura! Escolhi PN porque morria de medo da cicatriz do PC, e no SUS eles forçam PN até o fim

Rayanne Assis, 17 anos .. Mãe a 2 meses e 14 dias.




 Meninas que escolheram Parto Cesária


Quando eu descobri que estava grávida comecei a pensar em que parto eu queria fazer, e na minha cabeça vinha parto normal... Mas eu ainda não tinha pesquisado nada sobre e só conhecia o básico de todos os tipos de parto, então resolvi me aprofundar no assunto, saber tudo sobre todos os partos para só depois decidir! Foi ai que comecei a ter um pouco de medo do parto normal, não por causa da dor, mas eu tinha medo de dar algum problema e na hora ter que partir com urgência para uma cesárea, eu tinha medo de não conseguir e acabar prejudicando minha filha, eu não queria que nada acontecesse com ela e resolvi que preferia demorar mais na recuperação e ficar com uma cicatriz pra poder ter a certeza de que minha filha ficaria bem, então resolvi fazer cesárea! O que eu mais tinha medo era da anestesia, sempre tive medo e achava que ia doer!
Chegou o dia de eu ter a minha pequena, fui ao hospital às 16:00 horas, eu não estava sozinha, minha mãe e pessoas que eu amo estavam lá junto comigo para o momento mais especial da minha vida! A hora ia passando e estava cada vez mais perto de eu ter a minha bebe, eu estava nervosa, mas não mt, até me colocarem na maca pra me levarem pra sala de cirurgia, ai sim eu fiquei nervosa, tava com medo, é uma sensação estranha! Quando cheguei na sala de parto minha obstetra tava lá com a equipe dela, eles eram bem legais, conversaram comigo me tranquilizando! Então chegou a hora da anestesia, eu apertava a mão da minha mãe com toda força achando que ia doer e pra minha surpresa, não doeu nada, foi mt tranquilo! Depois daí as coisas voaram, eu não sentia mais nada abaixo dos meus seios, mas estava totalmente consciente, conversei com a minha mãe e com o anestesista todo o tempo, não calava a boca, até ouvir o chorinho da minha pequena, ai eu me calei, não conseguia falar mais nada, foi a maior emoção da minha vida, foi quando as lagrimas começaram a cair! Mas bem na hora lembrei que tinha passado rímel e não queria que saísse ai falei ‘não posso chorar senão minha maquiagem vai sair’ todos na sala riram, acharam mt engraçado, mas eu queria ter uma boa foto pra lembrar daquele dia, o primeiro melhor dia ao lado da pessoa mais importante da minha vida!
Depois dali voltei pro quarto e fiquei esperando a minha filha, demorou um pouco, mas ela chegou e ficou la comigo! Eu sentia mt calor, e me coçava um pouco, mas no outro dia acordei bem! Quando me levantei fiquei meio tonta, ainda precisava de ajuda para andar! E a cada dia eu ia ficando bem melhor e no final da semana eu já estava andando como se nada tivesse acontecido! Eu achei mt bom, e não me arrependo da minha escolha!

Nayara Ramalho, 17 anos, mãe a 2 meses e 14 dias.


 
Tenho 18 anos, sou casada há 2 ano e 8 meses.. Engravidei ano passado, uma gravidez muito complicada, meu marido (na época namorado) no começo ficou sem saber o que fazer, mas aceitava a gravidez, com o tempo ele se acostumou e todo mundo só babava, todos da família se apegaram muito a minha gestação! Só que eu tinha muiitas crises de vesícula,e minha medica na época era uma DEMENTE que não prestava atenção em nada,tive vários sangramentos mas eu era forte, queria muito a minha bebezinha.. quando completei 22 semanas vieram mais complicações.. era uma crise em cima da outra, cheguei a passar mal no banheiro e quase desmaiar, doía muito e a medica NEM ai pra mim.. fui atendida no plantão, com 2 dedos de dilatação e ela me manda pra casa ¬¬ não fez nada, nem me colocou na observação nem nada.. quando completei 23 semanas de gestação entrei em tp e meu marido tava comigo na ksa de minha mãe.. as dores só aumentavam e a medica dizia ser normal, corri pro hospital porque ja não agüentava mais de dor, eu nem andava direito e sangrava muito, meu tampão já tinha saído :/ cheguei na maternidade e fui atendida pelo medico de plantão que hoje e o meu GO, e já n podia fzr nada, eu estava com 10 cm :/ minha filha era mt prematura, meu marido so chorava, era mt triste vê a cara dele sofrendo e n poder fazer nada.. entrei na sala de cirurgia e só fiz uma força mesmo, minha pequena nasceu,as 19:43 com mais ou menos 28 cm e pouco mais de 500 g , era liinda e cabeluda, mt perfeita.. foi pra UTI neo natal, reagia bem, mas no outro dia a tarde, depois do almoço me chamaram la na UTI, cheguei la com meu marido e me entregaram nos braços minha pequena sem vida, meu mundo caiu ali, era muita dor, ver quem eu mais amava no meu colo sem vida.. foi muito triste. minha guerreirinha lutou bastante, mas Deus sabe oq faz ne, seria pior ver ela sofrendo tanto no hospital! Deus levou minha princesinha.. No enterro dela, a família toda já tava esperando no cemitério, amigos, todos. meu marido no banco da frente, com o caixão no colo! eu não fui estava com hemorragia :/ sofri muito meninas, não desejo isso pra ninguém, mesmo! eu dormia e acordava chorando TODOS os dias, porque só sonhava com a minha filha, meu marido dormia com uma camiseta dela (ainda temos)!acreditam que na uti tocava beeeeem baixinho aquela musica:"você eh linda demais perfeita aos olhos do pai" ♪era justamente essa musica que eu cantava todos os dias pra ela , minha Laurinha ♥ No outro mês, eu ainda de resguardo.. descobrimos que o problema era a vesícula e eu fiz a cirurgia as pressas pois ainda senti vaaaaarias crises depois do parto! outro sofrimento :/ n entendia porque passava por tudo aquilo! segundo o medico não daria p fazer a cirurgia grávida, seria muito arriscado.. minha filha foii meu ANJO ♥ me apeguei MUITO com Deus e isso me confortava bastante! 3 meses depois descobri outra gravidez, era tudo o que eu mais queria nesse momento, me senti realizada, todos ficam feliz, e isso me ajudou muito, dessa vez um MENINO, meu Enzo ;) Agora sim, me senti completa.. Enzo nasceu no dia 22/05/2011, com 2,810 kg e 45 cm .. lindo lindo e lindo! Ainda choro ao lembrar da minha filha, mas agora tenho uma razaão maior pra sorrir, olho pro meu filho e me sinto a mãe mais feliz do mundo!
Jayne G Macedo 18 anos, mãe a  4 meses.




 Meninas que escolheram PN mas teve que ser Parto Cesária.


Foi assim, Tinha consulta com a Go dia 18/07, chegando lá na na clinica fui logo fazer a US, como sempre a medica disse que tava tudo bem e que ela tava grandona, mediiu 51cm e 3.400 kg, aii logo depois entrei na sala da GO, ela viu a US e disse logo que só esperaria só até quarta dia 20/07 mais que eu faria na mesma tarde um exame, o cardiotoco, fiz tava tudo normal, mais o grau da placenta já tava em grau III, ai ela achou melhor fazer a Cesárea na terça dia 19/07, saii do consultorio moooorrendo de medo, ansiedade, mais tudo beem, fui pra casa, pensava eu que não iria dormir, mais eu tava tão cansada que caapotei, na terça feira eu entrei em jejum as 9 hrs da manha pois a minha cesárea seria as 17:00 hrs, era 8 hrs em jejum... chegueeei no hospital as 12:00 hrs para me internar, aii entreii já pro soro né, pq tava em jejum desde as 9:00 hrs!! Aii quando foi 18:00 hrs eu fui pro centro cirúrgico, geeeeente eu entrei em desesperooo, comeceeei a chorar muiito, minha mãe e meu pai dizendo pra mim ter calma, que minha irmã ia tá lá dentro comigo e talz! ehehe. Aiii quando eu cheguei no Centro Cirúrgico, eu lá na maca morta de medo e o Anestesista, começou a cantar Roberto Carlos!! (eu mereço! kkkkkkk), aii ele começou a passar chilocaina nas minhas costas e deu a anestesiia, não senti dor nenhuma, só minha perna que simplesmente estralou e começou a formigar! ehehhehe. : ) Isso era umas 18:20, quando foi 18:45 minha GO disse ela vai nascer, logo depois ouvi o chorinho da minha princesinha! Chooooreeei taantoo!! Quando vi que ela era perfeiiitinha só agradeci muiiito a Deus sabe!!

Talita Farias 22 anos, mãe à 2 meses 2 semanas e 1 dia.


Então, minhas leitoras lindas, espero que tenham gostado do post, espero também ter dado uma luz em vocês sobre qual escolher. Lembrem-se você que escolhe como quer seu parto na maioria das vezes. Meninas que quiserem ajudar, postem seus relatos de como foi o seu parto nos comentários ! obg, Beijoooos :*



15 comentários:

Caroline disse...

Super corajosas.
eu corri do PN, por escolha minha mesmo!

a mulher tem q ter opinião própria nada de seguir os médicos cegamente!

parabéns meninas.

, Thalita ⋆ disse...

Eu espero que meu parto seja normal, desde o começo da minha gestação eu quero normal, tenho medo mtmtmt medo de cesária, além das estrias nao quero ficar com cicatriz rs.
Bom, mais é critério de cada uma, mais eu tenho muito medo de cirurgias sabe? É melhor ser normal mesmo :)

Letícia disse...

eba!! eu amei esse post :D
to com 38 semanas, nao tenho plano então seja o que Deus quiser... rs
tá lindo o blog Nurya :*

Fernanda disse...

Adorei *-*
eu sempre uiz PC, até tentei PN mas o bebê virou. Tive que fazer cesária e não me arrependo nenhum pouco, a recuperação foi 10, e se o médico é bom (e a sua saúde é clar), tudo ocorre bem e a cicatriz é mínima :D

Jessica Penalva disse...

gostei bastante desse post.
Eu tive um pn sossegado, e todos os filhos q tiver vou querer assim, super apoio o parto normal, cesarea só se for caso de vida ou morte.

Luana Martins disse...

Meu sonho é que meu filhinho nasça de PN, quero ter esse pensamento ate o final e ter força pra enfrentar. Parabéns às meninas, são lindas.

Reh Albuquerque disse...

Queria ter tido meu filho de parto normal, tive ele em hospital público porque faltavam 3 dias para acabar a carência para parto do meu plano de saúde, como ia fazer particular estava tudo certo para ter cesárea pois meu médico disse que eu não tenho estrutura para um parto normal, como tive que ir para o SUS fiquei sofrendo no parto humanizado que para mim foi desumano! Passe 21 horas fazendo exercícios, andando, ouvindo mulheres gritando e tendo seus filhos, tomando ocitocina para a dilatação e nada, cólicas imensas e sem dilatação, até que mudou o plantão e Deus mandou um anjo para fazer meu parto, meu pequeno demorou para chorar e hoje em dia ele tem problemas com a respiração por causa disso, mas fora isso está ótimo e eu não sofri nada, qnd a anestesia passou levantei e vomitei, mas depois melhorei e fui tomar banho, caminhei pelo hospital, nem acreditavam que tinha sido mãe, poucas dores, minha recuperação foi ótima. O próximo quero cesárea programada, chega de sofrimentos, para eu e meu filho. :)

Samara Oliveira disse...

eu tb queria mt que tivesse cido de PN mais eu não tinha passagem , minha bacia é estreita fiquei um poukinho triste na hr pois queria mt passar pela emoção da miha filha nascer nrmal acho tão lindo,e infeslimente nunk vou poder ter =/ mais importante é ki deu td certo né!!

Michelle disse...

Queria mt ter tido um PN, meu PC foi mt dolorido.
eu tentei mas não deu.
mas foi o dia mais emocionante da minha vida.
e a cicatriz é minima, não aparece de biquini nem nd.

Gabriela disse...

Oi gente! Eu bobona, leio relatos de partos e choro, choro por medo, alegria, medo de novo! HAUAHAHAU' Acho que estou na parte mais sensível da gravidez... Só pode! Meninas Que bom que deu tudo certo pra todas vocês. Suas lindas e corajosas mamães.

Juliana, Cristian e Emilly disse...

Oii meninas.Bom eu sempre sonhei com o PN, e graças a Deus tive a oportunidade de ter foi tudo muito lindo e rápido não senti dor nenhuma..Em menos de 1 hora que cheguei no hospital minha Emilly nasceu com 3,525 Kg e 48,5 Cm minha bonequinha é a coisa mais linda (mamãe coruja).
Muitas mães aqui são batalhadoras não sei se eu teria forças para passar o que muitas passam.

Felicidades a todas. Beijos

victória - disse...

Tive PN e adorei ! falaram que eu era mt nova pra ter PN, e q era a dor da morte, hj eu dou risada qndo me falam q é a dor da morte e etc. Tive meu bebe com 15 anos, ele nasceu com 47 cm e 3.300 kg, meu gordinho! recomendoooooo o pn , mil vezes !

Anônimo disse...

Nossa, eu to de 4 meses e morro de medo de parto normal. Admito que é pela dor, acho que tenho uma visão distorcida do que realmente é o PN, acho que a recuperação é melhor e vou ter mais condições de ficar com meu bbzinho nos primeiros dias de vida. Então vai ser normal, mas com MUUUITO medo

Unknown disse...

Adorei o seu blog,estou com 26 semanas e não sei que parto escolher,o médico quer cesariana. Também tenho um blog sobre minha gravidez,quem quiser ver, ta aí www.seminstrucaoounao.blogspot.com.br

ingrid silva disse...

Ameiii os relatos :)
Estou com 20 semanas,e meu menininho esta muito sapeka nao para um segundo,.
estou meio ansiosa o meu vai ser cesariana estou morrendo de medo! mas os relatos me ajudaram bastante obrigada meninas.
ingrid 17 anos.