quinta-feira, outubro 13

Depressão pos parto ! :S

Então meninas, todas nós achamos a mesma coisa "ahh, isso não vai acontecer comigo...", mas a depressão pós parto pode vir de diversas maneiras, as vezes bem leve, as vezes bem pesada, as vezes como uma insegurança ou até como uma tristeza sem motivos. Eu queria muito falar sobre isso aqui no blog, porque muitas das meninas desconhecem esse assunto, ai quando se ve na situação da depre pos parto, não sabe nem o porque, nem o oque é. Então, eu vou postar hoje dois casos de duas amigas minhas, que não chegaram a ter Depressão pos parto não, foi mais como uma insegurança uma tristeza.


Então mães, eu sei que é raro ouvir falar sobre esse assunto, não são todas as mães que passam por isso, e quando passam, as vezes não gosta de falar sobre!
Eu tive depressão pós-parto, na verdade o que eu tive foi ‘baby blues’. É uma depressão pós-parto leve!
Antes de passar por isso eu mal sabia que isso existia, o que eu sabia era muito pouco, quase não tinha conhecimento nesse assunto, mas gostaria muito de ter tomado conhecimento nele antes de acontecer, talvez o estado em que eu estava ficasse mais leve! Tudo bem, vamos começar a falar de como me senti...
Tive minha filha na noite de quarta-feira, tava muito feliz, fiquei até sexta de manhã na maternidade e só tinha tido felicidade até aquele momento, e ainda estava totalmente feliz em ter minha filha nos meus braços, mas foi só chegar em casa pra um sentimento totalmente inexplicável bater, uma tristeza, uma vontade enorme de chorar como se nada mais nessa vida fosse bom, eu queria sumir mas não podia pois tinha alguém dependendo de mim agora, e isso me deixava ainda pior, querer sumir e não poder! Eu chorava o dia todo, eu olhava pra minha filha, via aquela bebê linda e me sentia culpada por não estar feliz, ela estava ali na minha frente, saudável e muito bem! Eu a amava muito e sabia disso, mas era um sentimento diferente de todos os que eu já tinha sentido na minha vida. Eu tinha a obrigação de cuidar da minha filha e protege-la de tudo, afinal ela dependia de mim, e eu achava que era muita responsabilidade nas minhas mãos, e achava que eu não ia conseguir!
Comecei a pensar em fugir e deixa-la com a minha mãe, mas não tinha coragem, minha mãe trabalha o dia todo e não teria como cuidar dela... Eu pensava em me matar, coisa que eu nunca pensei em toda minha vida, mas também não tinha coragem, eu não sabia o que fazer, eu não conseguia parar de chorar, eu não conseguia me sentir feliz nunca, eu passava o dia e a noite chorando, eu ficava admirando minha filha e chorando! Odiava quando o pai dela e os avós paternos vinham vê-la, eu não me sentia bem com eles, não os conhecia direito e já tinha terminado com o pai dela a meses, além de todo esse sentimento eu não queria que eles chegassem perto dela, tinha ciúmes e medo, eu não confiava em ninguém cuidando dela, além de mim e minha mãe! Quando minha filha chorava então? Ai eu me acabava em lagrimas, eu ficava nervosa.. durante toda primeira semana em casa eu fiz a minha mãe voltar do trabalho preocupada comigo, eu tinha medo! Eu pedia para minha mãe me levar num psicólogo, no que fosse, eu pedia pra ela me internar, eu achava que estava ficando louca, eu não sabia mais o que fazer! Mas sabia que chorar e guardar todo esse sentimento ruim pra mim só ia piorar minha situação, eu tentava falar o que eu sentia, mas não conseguia direito, nem eu sabia por que eu estava assim... Eu só sabia que eu só conseguia chorar, não tinha motivos para eu chorar, mas era a única coisa que eu conseguia fazer! Mas mesmo assim tentei explicar o que eu sentia, e graças a Deus pude contar com a ajuda da minha mãe, da minha amiga e da mãe dela, que me ouviram e me ajudaram, conversaram comigo e ficaram ao meu lado... Isso não me fez melhorar rapidamente, mas foi me ajudando a diminuir a frequência do meu choro! Minha mãe falou com minha GO, que recomendou um calmante que eu podia tomar mesmo amamentando... Tudo isso me ajudou a dar um fim nesse sentimento ruim, eu não tinha por que estar assim! E tudo começou a melhorar quando  eu e minha filha (ela estava com uma semana) fomos na casa dessa minha amiga, a Núrya, percebi que o que eu precisava no momento era respirar um pouco, sair dessa prisão que tinha virado a minha casa! Eu sabia que aquilo era só fase, então quando voltei pra casa aquele sentimento queria voltar a me atormentar mas eu resolvi não ceder, queria conseguir ser feliz com a minha filha, e então fui tentando fazer sempre algo para levantar meu astral, e em uns dias depois me vi livre daquele sentimento que eu achava que não ia passar nunca!
Eu pensei que essa história de mãe ser mt feliz era mentira, que todas eram tristes, apenas fingiam ser feliz, apenas aguentavam viver, mas agora sei que não, esse sentimento passa sim, e ser mãe É A MELHOR COISA DO MUNDO! Eu aconselho a vocês mães que passaram por isso a procurar ajuda sim, não ter vergonha... Melhor pedir ajuda enquanto está nesse nível do que esperar piorar!
Hoje sou a mulher mais feliz do mundo e tenho o maior motivo do mundo para distribuir milhões de sorrisos pelo mundo! Cuido da minha filha como nunca cuidei de mim mesma, amo cuidar dela, e é o que mais me deixa feliz! Hoje ela esta com quase 3 meses e eu acordo todos os dias com o sorriso mais lindo e contagiante que já vi em toda minha vida!

Nayara Ramalho 17 anos, mãe a 3 meses


Não posso dizer que tive depressão pós parto, mas posso afirmar que sentia uma tristesa enorme que vinha do nada, chorava amamentando minha filha, me olhava no espelho e chorava.Fiquei semanas muito triste, era só tristesa mesmo tendo minha filha do lado.
Depois     que eu vi que isso estava acabando comigo vi que não valia  apena deixar a tristeza tomar conta de mim e que eu deveria curtir minha filha e a fase maravilhosa da minha vida. Então criei forças e em 3 dias já era outra pessoa, super feliz e curtindo demais a nova vida.
Vivian Piacenti 19 anos, mãe a 7 meses e meio.






Bom meninas espero que voces tenham gostado do post, e quem tiver mais tempo, pesquise um pouco sobre o assunto pra não ser pega de surpresa, infelizmente nós não escolhemos ter ou não a depre pos parto :/
Beijos minhas lindas :**

5 comentários:

Kel disse...

Que barra isso. Acho que fica mais dificil quando não tem ninguém a quem você possa recorrer, ou quando ninguém acredita em você, apenas por você ser mãe jovem. Isso pesa muito.

Luana Martins disse...

Abre muito a nossa mente que pode acontecer com qualquer uma, e que não vergonha pra ninguém procurar ajuda.

Paula disse...

Acho que um dos meus maiores medos é ter depressão pós-parto e isso atrapalhar na criação do meu filho.
Mas realmente, tendo alguém pra conversar já deve ajudar muito né

Jessica Penalva disse...

Devemos lembrar que isso pode acontecer msmo com gestações planejadas e tranquilas.

Thamiris disse...

Depressão pós parto realmente não é brincadeira , eu tive ! e muitos acham que é frescura e tals , mas nao é nao , só quem passa sabe como é dificil !